O que é Ferrugem asiática da soja?

O que é Ferrugem asiática da soja?

Ocorreu um retardo da safra de soja 2019/2020 nas maiores regiões produtoras do país. Isso se dá devido a falta de chuvas. E, permite a proliferação da ferrugem asiática. 

Mas, o que é ferrugem asiática da soja e como contê-la? Existem precauções de podem ser tomadas, principalmente políticas públicas que implementam o vazio sanitário. E é sobre este assunto que discorreremos no post. 

O que é vazio sanitário?

O vazio sanitário é o responsável por definir o início da safra. Neste período, que pode variar entre 60 a 90 dias, denomina-se entressafra, ou seja, quando há ausência total de plantas vivas da cultura da soja. 

Por isso, há uma proibição de plantio de 1º de julho até 15 de setembro, evitando-se assim a proliferação e multiplicação da ferrugem asiática. 

O vazio sanitário tem por objetivo a redução de inóculo do fungo que causa a ferrugem asiática. Ele elimina o principal hospedeiro da soja. 

O que é ferrugem asiática?

Considerada uma das principais doenças que compromete a cultura da soja, a ferrugem asiática está presente em praticamente todas as regiões produtoras do Brasil. 

Por isso, desde 2006, há uma iniciativa de políticas públicas que incentivam a implantação do vazio sanitário da soja. 

E, também, ocorre a semeadura de cultivares com ciclo precoce. Isso colabora para a contenção da ferrugem asiática em diversas regiões. 

A safra de ciclo precoce ocorre em regiões com áreas irrigadas, ainda que com baixa porcentagem. 

Em contraponto, a semeadura principal só ocorre quando a porcentagem de chuva se normaliza. 

E, assim, há um enchimento de grãos com condições climáticas benéfica para a cultura. Infelizmente, também para a proliferação da ferrugem asiática. 

Quais precauções o produtor rural deve adotar?

A principal recomendação refere-se ao monitoramento constante da lavoura. É preciso redobrar a atenção. 

Além disso, é preciso realizar o planejamento de uso de moléculas eficazes. E, fazer o acompanhamento para que a aplicação seja realizada de forma assertiva.

Quando aparecem os sintomas da ferrugem asiática?

Os sintomas iniciam no terço inferior da planta. Há o aparecimento de minúsculas pontuações de 1 milímetro de diâmetro, no máximo. Elas são mais escuras que o tecido da folha sadia e tem uma coloração mais esverdeada ou cinza-esverdeada. 

Para realizar a confirmação da presença da doença, é feita pela constatação de saliência que se assemelham a pequenas bolhas ou feridas no verso da folha. Elas são a prova da reprodução do fungo. 

.

Quando a ferrugem asiática apareceu no Brasil?

A primeira aparição da ferrugem asiática do país foi em 2001. E desde então é monitorada tanto por centros públicos quanto privados. 

Ela é a principal doença na safra de soja. E,  responsável por um custo de aproximadamente US$ 2,8 bilhões por safra. 

Por isso a importância do vazio sanitário, do uso de cultivares precoces, da semeadura mesmo com baixa porcentagem de chuva e também a utilização de cultivares resistente e o uso de defensivos. 

Quais precauções você toma para cuidar da sua safra de soja? Tem alguma dúvida? Deixe-a nos comentários e ficaremos felizes em responder!