O que é agricultura de precisão

O que é agricultura de precisão

Atualmente, um terço dos produtores rurais utilizam a Agricultura de Precisão. E os números não param de crescer. Principalmente por causa da transformação digital e da agricultura 4.0. 

Para trabalhar no agronegócio e garantir a competitividade é preciso investir em automatização de processos e inovações tecnológicas. 

O que é agricultura de precisão?

Afirmamos em nosso post sobre as vantagens da agricultura de precisão que este termo é utilizado para “um conjunto de tecnologias e ferramentas que possibilitam ao produtor rural conhecer toda a sua área de cultivo de forma completa”. 

Confira aqui as vantagens da Agricultura de Precisão. 

A Agricultura de Precisão permite um aumento de até 67% no rendimento da produção. Isso porque ela parte do princípio de que a lavoura não é uniforme e precisa de diferentes manejos para cada talhão. 

Qual o objetivo da Agricultura de Precisão?

O maior objetivo da agricultura de precisão é otimizar a tomada de decisão do produtor rural. E ainda, reduzir o desperdício e otimizar os lucros, além de proteger o meio-ambiente. 

Se utilizada, ela pode auxiliar no maior controle da lavoura, uma visualização detalhada da produção, além de otimização de recursos e melhoria nas atividades da produção agrícola. 

Como utilizar a Agricultura de Precisão?

Para adotar a agricultura de precisão, o produtor rural precisa entender as necessidades de sua lavoura. Só assim ele conseguirá aumentar a eficiência e otimizar a utilização dos recursos, ou seja, utilizá-los no momento e lugar certos. 

No entanto, lembre-se que existe um limite de alta produtividade que realmente resulta em lucro para o produtor (ponto de equilíbrio).

Ao descobrir o ponto de equilíbrio da sua produção agrícola, ou seja o limite de produtividade para resultar em lucro, é possível ter um uso eficiente dos insumos. E ainda, garantir a segurança ambiental e alimentar, além de reduzir os custos de produção. 

A Agricultura de precisão permite que os insumos sejam aplicados de acordo com a necessidade de cada parte da lavoura. Para isso, é preciso realizar análises de solo, mapas de colheita, levantamento geográfico, dentre outras informações. 

Os dados são colhidos através de mapas de irrigação e infestação de insetos, mapas de solo, gestão com base em cada porção da lavoura, além de automatização dos processos. 

A automatização, por sua vez, é feita com drones, monitores de colheita, sensores, semeadora com taxa variável, distribuição de fertilizantes com taxa variável também, além de piloto automático e barra de luz. 

Ao levar em conta de a área da lavoura não é uniforme e utilizar as ferramentas de agricultura de precisão para otimizar os recursos e auxiliar na tomada de decisão, sua produção rural aumenta a produtividade e garante a competitividade perante o mercado interno e externo. 

Ficou com dúvidas sobre o que é agricultura de precisão e como implementá-la em sua lavoura? Deixe-a nos comentários!