Índices Produtivos: Como elevar seus resultados no Agro

Índices Produtivos: Como elevar seus resultados no Agro

A análise dos índices produtivos servem para aumentar a sua produtividade e alcançar melhores resultados. Você, produtor rural, precisa ter uma percepção global do agronegócio, observar o desempenho de toda a cadeia produtiva, do fornecedor ao consumidor, e utilizar recursos tecnológicos para auxiliar na gestão do seu negócio.

Possuir ferramentas de gestão possibilita incrementar a produtividade e reduzir riscos decorrentes de diversos fatores. Entre eles estão o clima, temperatura, chuvas, umidade do solo, entre outros.

Saiba por que investir em tecnologia e inovação

Atualmente, investir em inovação e tecnologia é fundamental para os produtores conseguirem melhorias nos processos produtivos, tornarem as suas propriedade mais eficientes e gerar aumento na renda. Para continuar a crescer, o setor agrícola precisa investir cada vez mais na melhoria de sua gestão de produção, estoques, financeira e de pessoas.

Com um sistema de gestão adequado às necessidades da propriedade, é possível aumentar a produção e diminuir custos com insumos, manutenção e logística. O produtor deve fazer um planejamento estratégico da safra, desde o plantio até a colheita.

Utilize sistemas integrados para facilitar a visualização dos índices produtivos

O uso de sistemas integrados trouxe grandes inovações para a área de gestão, inclusive no campo. A possibilidade de acessar todos os dados sobre a propriedade e visualizá-los usando um computador ou smartphone permite aos gestores um controle total de todo o processo produtivo.

Hoje em dia, softwares de gestão ajudam os agricultores a organizar as informações de sua fazenda e facilitam as tomadas de decisão durante a safra. Com a rápida evolução das diversas ferramentas que compõe o que denominamos como Agricultura Digital, o produtor tem em mãos uma variedade de alternativas que possibilita maior controle da sua operação em tempo real.

É possível assim, que o produtor rural tenha registrado informações fundamentais, como: a evolução do plantio em área, a população de sementes plantadas, áreas que foram pulverizadas, progressão da colheita, produtividade e outras informações até mais detalhadas de cada uma dessas operações. Proporcionando então, uma forma de ter disponível um nível de informação que contribuirá com o avanço da gestão do negócio como um todo.

O empresário rural terá uma suporte de informação cada vez mais apurada para embasar a tomada de decisão. Isso melhora a assertividade do planejamento e proporciona potenciais ganhos em virtude da possível redução de desperdícios de insumos. Além disso, o produtor também terá informações que o ajudarão a atingir maior produtividade e ter maior previsibilidade da sua safra, muito importante para o planejamento e comercialização da colheita.

Beneficie-se com o uso de plataformas de gestão e aumente os índices produtivos

Ao contrário do que muitos pensam, adquirir uma plataforma de gestão é bastante acessível estando ao alcance mesmo dos pequenos produtores rurais. A plataforma ajuda a integrar os diversos setores, otimizar tempo, ampliar a produtividade e reduzir a necessidade de controles manuais.

O software de gestão permite medir de forma ágil e efetiva a eficiência dos operadores de campo, entre outros indicadores importantes.

Um dos programas mais utilizados, o Sistema de Gestão Empresarial ou ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning) é um software que auxilia os produtores no controle total de suas informações, gerenciando dados de forma integrada e facilitando a tomada de decisões do negócio.

Uma plataforma de gestão empresarial ERP possibilita que todas as informações se mantenham bem organizadas e alinhadas. Suas funcionalidades envolvem o setor de finanças, vendas, controle de estoque, compras e faturamento.

O ERP pode ser acessado facilmente por meio de dispositivos móveis, como os celulares, trazendo agilidade e produtividade aos responsáveis pela gestão do agronegócio. Com o uso dessas ferramentas de gestão, os produtores podem analisar os indicadores de desempenho e produtividade (KPIs) com apenas alguns cliques. Desta forma, obterá uma visão instantânea da situação de sua propriedade e saber o que é preciso fazer para aumentar a produtividade.

Veja a importância dos índices de produtividade no desempenho

Para o gestor saber o que está acontecendo em sua propriedade é necessário que ele observe o desempenho dos Indicadores Chave de Desempenho (KPIs). Essas métricas, que são os índices produtivos, possibilitam um acompanhamento completo e um melhor gerenciamento do desempenho e sucesso das suas estratégias.

Esses indicadores permitem rastrear todos os índices de seu negócio e aferir a situação real de sua propriedade. Como exemplo, pode-se calcular o aumento da produção comparando o resultado das safras dos anos anteriores com relação à quantidade ou ao valor de mercado dos bens produzidos.

Já o potencial estimado de produção mostra o quanto a sua propriedade está distante de alcançar todo o seu potencial desejável. Como exemplo de comparação, imagine: se o potencial desejável de produtividade de soja em uma determinada região for de 80 scs/ha e o resultado tem sido 65 scs/ha, o trabalho será identificar os principais fatores que devem ser ajustados para atingir a meta estabelecida.

Por fim, tendo uma visão clara de cada detalhe de sua produção, você será capaz de fazer um gerenciamento mais eficiente e tomar decisões mais acertadas.

Deixe uma resposta