Agronegócio no Brasil: o que esperar?

Agronegócio no Brasil: o que esperar?

Já afirmamos mais de uma vez aqui no blog que o agronegócio é um dos setores mais importantes para a economia brasileira. A agricultura no Brasil, é responsável por uma boa parcela do PIB. E, além disso, o país também é protagonista quando o assunto é tecnologia, com o desenvolvimento de novas técnicas e maquinário. 

Mas, por que tamanha importância o agronegócio tem para o PIB brasileiro? Como se dá a relação entre o agronegócio e a tecnologia? E mais: o que esperar do agronegócio no Brasil? São essas perguntas que responderemos no post de hoje. 

Qual a importância do agronegócio no Brasil

O grande destaque do setor da agricultura e pecuária no Brasil se dá muito devido a uma questão econômica. Afinal, como afirmamos, o setor alavanca a economia do país. Sendo os serviços e bens gerados pelo agronegócio responsáveis por até 24% do PIB. E esse valor só cresce ao longo dos anos. Em 2019, tivemos um crescimento de 0,64%. O maior dos últimos anos. 

Além disso, o setor do agronegócio é responsável pela geração de empregos. E, segundo o IBGE, 1 em cada 3 brasileiros tem um trabalho relacionado ao setor agrícola. 

Já em relação ao mercado exterior, estima-se que o agronegócio tem uma parcela em torno de 44% das exportações brasileiras. 

Não há dúvidas da importância do agronegócio para a economia brasileira. É por isso que inovações tecnológicas estão sempre ocorrendo, para melhoria na produtividade, na segurança no trabalho e na qualidade da colheita. 

Agronegócio e inovações tecnológicas

O país continua sendo a referência quando o assunto é tecnologia no campo. Quando o assunto são técnicas de manejo e cultivo, é aqui que as inovações são criadas. 

A tecnologia é aplicada na agricultura brasileira sempre focada no clima do país. E é isso que possibilita tanto desenvolvimento do agronegócio. Além disso, essas inovações sempre pensam na qualidade de vida do produtor rural. Pois tem como objetivo a otimização de recursos e minimização dos riscos. 

Algumas dessas inovações tecnológicas são: drones, internet das coisas e tratores autônomos. A transformação digital chegou para ficar no setor agrícola. 

Agronegócio no Brasil: o que esperar?

Sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo, o agronegócio no Brasil tende a ganhar cada vez mais espaço. Isso porque ainda tem muito potencial para se tornar o maior produtor do mundo. E especialistas acreditam que essa afirmação não irá demorar para se concretizar. 

O potencial climático brasileiro e a extensão de terra cultivável são uma ótima combinação quando o assunto é crescimento. E, com a tecnologia no campo cada vez mais inovadora, a produção será cada vez mais eficiente e sustentável. 

Investir no agronegócio é investir em um setor que ainda tem muito a crescer e a contribuir para a economia do país e para a produção de alimentos mundial. 

No momento, utilizamos apenas em torno de 7% da área cultivável do país e ainda assim somos um dos maiores nomes da agricultura mundial. Com novas técnicas de manejo e cultivo surgindo a todo momento, essa porcentagem só irá aumentar. 

O que significa também que o agronegócio, que hoje é responsável pela metade das exportações do país e geração de dezenas de milhões de empregos, poderá expandir ainda mais. O que, por sua vez, irá gerar mais renda e empregos, aquecendo a economia brasileira. 

Quais são as suas expectativas de crescimento do agronegócio brasileiro? Quais outras tecnologias você acredita que virão para aumentar a produtividade no campo? Conte-nos nos comentários!

Deixe uma resposta